Casa Stratum / stpmj

Casa Stratum / stpmj - Mais Imagens+ 22

Icheon-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: stpmj; stpmj
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  208
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Song Yousub
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eagon, INOUTIC, Wooshin
  • Construção: ON Architecture
  • Engenharia Estrutural: Centum Engineering
  • Cidade: Icheon-si
Mais informaçõesMenos informações
© Song Yousub
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Stratum busca um novo método de verter concreto simulando uma formação geológica. O concreto é uma combinação de cimento, água e agregados; o cimento é misturado com água para formar uma pasta, e suas propriedades são reforçadas juntamente com os agregados. Esta pasta envolve e preenche os agregados de diferentes tamanhos para se tornar rígido. O projeto iniciou com a curiosidade da composição do concreto, seu processo de vertimento e sua reação aos resultados ao testar mudanças de seus constituintes.

© Song Yousub
Diagrama

Três restrições foram aplicadas, a proporção de água-cimento, o uso de agregados diversos e diferentes quantidades de pigmento. A mudança na forma do concreto de acordo com o 'valor de queda' é a primeira. Quando a quantidade de água é aumentada, o 'valor de queda' também aumenta; o concreto assume uma forma próxima do horizontal. Em outro caso, o valor de queda é reduzido e pequeno volume é formado com a massa. A segunda é a variedade de textura na superfície do concreto aparente dependendo da proporção dos agregados fino e grosso. A última é relativa às mudanças de cores da superfície. Com a combinação destas três variáveis; forma, textura e cor, o concreto de cada qualidade diferente é moldado in loco diariamente. Isso permite a obtenção de delicadas divisões de camadas de concreto empilhadas evidenciando as diferenças de tempo.

© Song Yousub
Diagrama

A Casa Stratum consiste de dois edifícios separados para três famílias. Duas casas estão dispostas perpendicularmente para compartilhar um pátio frontal e posterior em reuniões sociais e jantares. A planta das unidades é pequena, mas ainda assim funcional. As salas de estar são posicionadas voltadas para o Sul e Leste, para a melhor exposição solar e vistas maximizadas. Cozinhas e demais ambientes são conectados com as áreas de estar através de escadas. Os espaços externos de cada pavimento criam um diálogo entre sequências que variam de ambientes internos e externos em conjunto com a natureza.

© Song Yousub
Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Stratum / stpmj" [Stratum House / stpmj] 05 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882679/casa-stratum-stpmj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.